O Instituto Social das Medianeiras da Paz, ao longo da sua existência atua nas diversas áreas da atividade humana, no entendimento de proporcionar melhor qualidade de vida, através de ações que proporcionem melhor saúde, educação, inclusão social, evangelização, com especial acolhimento para as vocacionadas á vida religiosa.
Em destaque, o Centro de Formação Jesus Mediador, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador-BA. Um lugar para o acolhimento de pessoas para retiros espirituais, para realização de treinamentos, e claro, para proporcionar descanso, uma vez que cada ambiente remete delicadamente para a beleza, a calma e o conforto, sem perder o que há de essencial na doutrina da congregação: a simplicidade.
Este programa foi idealizado pela OMS – Organização Mundial de Saúde e pela UNICEF, para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
É sabido que o desmame precoce figura com altos índices trazendo sérios prejuízos para as crianças.
Para ser reconhecido como Hospital Amigo da Criança é preciso cumprir dez partes para o sucesso do aleitamento, firmados no ano de 1990.
Em todo Estado de Pernambuco, apenas 12 hospitais são credenciados, sendo que o HMSM recebeu este credenciamento no ano de 1995, e vem mantendo dentro de um constante sistema de melhorias.
Nesta terça-feira (30), os avaliadores da Secretaria Estadual de Saúde, estão trabalhando na observação do programa com a finalidade de orientar, ajustar e corrigir, se for o caso, eventuais procedimentos.
Toda concepção do programa é gerar melhores condições para as mães e para os bebês durante a internação, quando se faz a orientação para que as mesmas práticas continuem após a internação.
Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno
1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço;
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma;
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação;
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica;
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda;
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
Melhorar a estrutura física, humana e de serviços médicos é objetivo constante do HMSM, destacamos o Serviço Auxiliar de Diagnóstico e tratamento, um complexo para facilitar a cura do paciente. Fundamental para se estabelecer o tratamento para obtenção da cura ou controle da doença. É com certeza, fundamental na consulta ou acompanhamento médico, motivo pelo qual, precisa-se de um bom suporte para facilitar a conclusão de qual doença acomete o paciente. Esta investigação realizada através de exames, entrevistas e sintomas, é denominada de diagnóstico,