Sobre Nós

 

O instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP, foi criado em 31 de Janeiro de 1969, na cidade de Petrolina-PE.

Com a expansão de sua missão em diversas áreas, e com as mudanças do novo Marco Regulatório das Entidades de Educação, Saúde e de Assistência Social, se faz necessário o reordenamento da prestação de serviços nas suas áreas específicas. Assim, o Instituto Social das Medianeiras da Paz, que até então mantinha a Educação, Saúde e Assistência Social numa mesma Pessoa Jurídica, ficará mantenedora apenas dos estabelecimentos de Saúde.

O ISMEP é a pessoa jurídica de caráter associativo, constituído como uma Entidade Beneficente de prestação de serviço na área da Saúde, sendo Instituição vinculada ao Instituto das Medianeiras da Paz – IMPAZ, do qual emanam os princípios norteadores e as diretrizes de sua missão.

Em 1966, o Bispo da Diocese de Petrolina – PE, lançando um olhar profundo para humanidade, percebeu as necessidades básicas do ser humano desassistidas. Com isso, na extensa diocese, fundou unidade de Saúde da citada Diocese para atender a população marcada pela vulnerabilidade social, onde os acessos a assistência médica, muito precária, viviam em extrema pobreza. As mulheres eram mais sofridas, antes, durante e depois do parto  não tinham acompanhamento médico. Por isso, em 27 de janeiro de 1967, ele fundou a Unidade de Saúde no sertão pernambucano para atender toda região. Com o Lema: “TUDO FAREI PELOS ELEITOS” (II Tm, 2, 10)ele sempre com alegria e audácia, deu tudo de si para que 0 povo pudesse ser visto na sua totalidade, perincipalmente nos seguintes aspectos: humano, espiritual, social. Tomando-se um atendimento hospitalar de referencia para região, A Diocese de Petrolina em 25 de janeiro de 1983 doou 0 Hospital e Maternidade Santa Maria ao Instituto Social das Medianeiras da Paz, entidade mantenedora de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e filantrópicos, tem como missão desenvolver ações de atenção integral a saúde dos(as) usuários(as) com eficiência e eficacia organizacional, através de especialidades medicas como obstetrícia, pediátrica, clinica medica, cirúrgica e dentre outras, que oferece a todos que 0 procuram. Integrado ao Sistema Único de Saúde – SUS no cumprimento de sua função social, permeando em todas as etapas 0 processo de humanização da atenção à saúde.

É carisma das Irmãs Medianeiras da Paz tudo fazer para que a paz de Cristo reine entre os irmãos através de atividades especificas. Trata-se daquela paz que encontramos e testemunhamos também nas grandes lutas e sofrimentos pelo Reino de Deus (Const. Art. 5).

É uma Congregação brasileira e nordestina, nascida deste povo, que conhece a sua vida, o seu espírito de luta, a sua capacidade de resistência e que alimenta uma fé profunda, uma esperança inabalável na mediação de Jesus Cristo em favor de seu povo, que cultiva a solidariedade e a partilha como valores evangélicos.

As Irmãs Medianeiras da Paz são chamadas a “a estar sempre em estado de mediação” e são ainda “chamadas a enfrentar e a responder, com a graça de divina a toda solicitação de ajuda de pessoas e grupos carentes da verdadeira paz, especialmente os mais necessitados e marginalizados, segundo o espírito das bem-aventuranças evangélicas e o mandamento novo do amor” (Cf. Const. Art. 6).

Na fidelidade à nossa vocação e missão, como pessoas consagradas na Igreja, fazemos comunhão com os nossos pastores, com os irmãos Medianeiros da Paz, as Servas/os, a Conferência dos Religiosas/os do Brasil – CRB, com a USG-CB – União das Superioras Gerais de Congregações Brasileiras, com pessoas, movimentos populares e grupos que se empenham na defesa da vida, colaborando e participando de suas iniciativas, partilhando de nossa pobreza.  Nossas etapas de formação são assim constituídas: Formação inicial – Aspirantado, Postulantado, Noviciado – 1º e 2º ano e Juniorato. E, como a formação é um processo continuado,  temos a formação permanente, assumida pelas Religiosas de votos perpétuos.

As Medianeiras estão presentes nos mais diversificados setores de atividades, buscando responder aos apelos do momento na Ação Evangelizadora da Igreja nas Paróquias, nas pastorais sociais, na Conferência dos Religiosos do Brasil, na educação, no trabalho com menores, na saúde hospitalar e preventiva, em instituições de assistência à criança em estado de vulnerabilidade social, nos conselhos e fóruns em busca da defesa e promoção da vida, procurando participar das políticas públicas.