Mês: outubro 2019

ESTAMOS EM OBRA

A Região do Araripe sofria muito com a falta dos serviços de hemodiálise.
Lançamos mãos para aqui instalar o CENTRO DE NEFROLOGIA DO ARARIPE. Equipamentos modernos, equipe com excelentes profissionais e dez máquinas ligadas nos três turnos de domingo a domingo.
Contudo, a capacidade já foi superada , motivo da gestão do HMSM imediatamente iniciar a ampliação deste equipamento.
Obras em andamento e muito breve teremos dobrado a capacidade de atendimento.

HMSM – UMA MARCA DE AMOR AO PRÓXIMO.

Toque-se

Em tempos de Fake news, se mostra de grande importância algumas palavras de esclarecimento sobre o tema do mês: o câncer de mamas.
Com a campanha Outubro Rosa o assunto ganha muita relevância, inclusive na internet e redes sociais e, automaticamente, muita informação falsa acaba sendo difundida e, com isso, milhares de pessoas podem ser prejudicadas por seguirem conselhos inverídicos e que não possuem qualquer apoio na ciência médica.

Portanto, utilizaremos nosso espaço, hoje, para tentar esclarecer algumas questões em torno do câncer de mama.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve em decorrência da multiplicação anormal de células. Trata-se do tipo mais comum de câncer entre as mulheres, tanto no Brasil quanto em nível mundial.

O câncer de mama tem cura e tratamento e as chances de cura variam de acordo com o estágio em que ele é descoberto. Por isso, a imensa importância do auto exame e das visitas regulares ao ginecologista.
Ocorre que, muitas pessoas deixam de adotar as condutas indicadas pelos médicos (auto-exame, avaliação clínica e por meio de exames de imagem, especialmente a mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros) e procuram soluções caseiras e sem qualquer eficácia para o tratamento dos cânceres, inclusive o de mama.

O correto tratamento do câncer de mama deve ser orientado pelo médico da confiança da mulher. Pode-se afirmar que todo tratamento de câncer implica em uma cirurgia para a retirada do câncer. O médico decidirá, ainda, se serão necessários outros meios de tratamento, sempre considerando a avaliação e diagnóstico médico.

Portanto, ao primeiro sinal de alteração em sua mama, não deixe de consultar sua ginecologista, para que possa ser realizada uma avaliação médica e solicitados os exames complementares que auxiliarão no diagnóstico e indicarão qual o melhor tratamento a ser adotado, baseado nas características pessoais da paciente e do tumor. Não acredite em falsas informações colhidas
na internet.

HMSM – UMA MARCA DE AMOR AO PRÓXIMO

SARAMPO: Previna-se

Começou hoje(7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. A vacina trivalente, que ainda protege contra caxumba e rubéola, estará disponível nos postos de saúde de todo o Brasil, com foco em dois grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos.

Como há dois públicos-alvo, a campanha será dividida. De 7 a 25 de outubro, os pais devem levar as crianças dentro daquela faixa etária para receber a vacina. Haverá um Dia D no 19 de outubro, um sábado.

Após um intervalo, o dia 18 de novembro marca o início da vacinação contra o sarampo entre brasileiros de 20 a 29 anos.

Esse pessoal, embora mais resistente do que as crianças aos efeitos graves do sarampo, apresenta taxas de vacinação especialmente baixas.

importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

O Ministério da Saúde informou que há 5 404 casos confirmados de sarampo em território nacional. Mais de 95% estão concentrados em São Paulo, mas 18 estados já registraram infecções pelo vírus. Seis pessoas morreram, um deles em Pernambuco.

A vacina é um direito da criança, não tire dela este direito. Sarampo é muito grave.
Procure o posto de saúde mais próximo e faça a sua parte.

HMSM – UMA MARCA DE AMOR AO PRÓXIMO.

O EVANGELHO DE HOJE

27° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso, tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. – Palavra da salvação.