Toque-se

Em tempos de Fake news, se mostra de grande importância algumas palavras de esclarecimento sobre o tema do mês: o câncer de mamas.
Com a campanha Outubro Rosa o assunto ganha muita relevância, inclusive na internet e redes sociais e, automaticamente, muita informação falsa acaba sendo difundida e, com isso, milhares de pessoas podem ser prejudicadas por seguirem conselhos inverídicos e que não possuem qualquer apoio na ciência médica.

Portanto, utilizaremos nosso espaço, hoje, para tentar esclarecer algumas questões em torno do câncer de mama.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve em decorrência da multiplicação anormal de células. Trata-se do tipo mais comum de câncer entre as mulheres, tanto no Brasil quanto em nível mundial.

O câncer de mama tem cura e tratamento e as chances de cura variam de acordo com o estágio em que ele é descoberto. Por isso, a imensa importância do auto exame e das visitas regulares ao ginecologista.
Ocorre que, muitas pessoas deixam de adotar as condutas indicadas pelos médicos (auto-exame, avaliação clínica e por meio de exames de imagem, especialmente a mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros) e procuram soluções caseiras e sem qualquer eficácia para o tratamento dos cânceres, inclusive o de mama.

O correto tratamento do câncer de mama deve ser orientado pelo médico da confiança da mulher. Pode-se afirmar que todo tratamento de câncer implica em uma cirurgia para a retirada do câncer. O médico decidirá, ainda, se serão necessários outros meios de tratamento, sempre considerando a avaliação e diagnóstico médico.

Portanto, ao primeiro sinal de alteração em sua mama, não deixe de consultar sua ginecologista, para que possa ser realizada uma avaliação médica e solicitados os exames complementares que auxiliarão no diagnóstico e indicarão qual o melhor tratamento a ser adotado, baseado nas características pessoais da paciente e do tumor. Não acredite em falsas informações colhidas
na internet.

HMSM – UMA MARCA DE AMOR AO PRÓXIMO