Aliados da Próstata

 

 

O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.

Castanha-do-pará: selênio

O selênio é um mineral encontrado principalmente na castanha-do-pará e que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante. Além da castanha, ele também está presente em alimentos como farinha de trigo, gema do ovo e frango.
Vegetais Crucíferos: sulforafano

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.

Peixes: ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. Ele está presente em peixes de água salgado como salmão, atum e sardinha, além de também estar em alimentos como linhaça e chia.

Juntamento com o aumento do consumo de frutas, legumes e chá verde, também é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos como salsicha, linguiça e presunto, fast food e alimentos industrializados ricos em gordura, como lasanhas e pizzas congeladas.

Além da alimentação, é importante fazer o exame de prevenção do câncer de próstata com o médico urologista e saber quais os primeiros sintomas dessa doença, para que ela seja identificada precocemente.