Coronavírus

Nesta quinta-feira (27), o médico Dr. Alexandre Lage,diretor clínico da UPA-E Ouricuri foi o entrevistado do programa Araripina Urgente, apresentado pelo radialista Roberto Gonçalves. Nesta oportunidade representou também o corpo clínico do Hospital e Maternidade Santa Maria.
A pauta discorrida foi a epidemia do novo coronavírus, que ganhou grande repercussão no mundo e, agora pós carnaval, maior alarde com o primeiro caso registrado no Brasil.
Dr. Alexandre fez uma abordagem sobre a doença, seus sintomas, grupos de maior risco, tratamento e cuidados na prevenção, demonstrando uma natural preocupação com a grande eclosão do coronavírus em vários países e estados brasileiros, lembrando que o contágio acontece pela respiração e ainda o percentual de letalidade que é considerado alto por conta do número de pessoas que podem contrair o vírus. Falou ainda dos vários casos suspeitos, inclusive em Pernambuco, da facilidade do contágio que acontece via respiração.
Dada essas informações, Dr. Alexandre Lage destacou que as secretarias de saúde dos estados e de alguns municípios já estão tomando providências no sentido de conter a doença, através de orientações e medidas para o pronto atendimento, em caso de suspeita de contato.
Finalizou alertando aos ouvintes para evitarem grandes aglomerados de pessoas, lavar a mãos com sabão muitas vezes ao dia e utilizar lenço para os momentos de espirros ou tosse e não abrir mão de andar com álcool gel que tem grande poder de eliminação sobre o indesejável vírus.
Vale ressaltar que as unidades do HMSM estão em permanente estado de alerta e fazendo uso do protocolo internacional de prevenção.