Importância da Unidade de Terapia Intensiva

O ano de 2017 o HMSM supriu uma grande lacuna da saúde: o Centro de Nefrologia do Araripe (Tratamento por hemodiálise). Uma grande conquista para pacientes com doenças renais crônicas. Tão logo foi inaugurada a equipe gestora do hospital lançou a campanha TODOS PELA UTI, desta vez contando com a participação da população e das organizações da Sociedade Civil Organizada. Veja a importância deste equipamento:

Uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou unidade de cuidados intensivos (UCI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar”.  O profissional que se dedica a esta modalidade de atendimento chama-se intensivista.

A UTI é, juntamente com a Unidade Semi-Intensiva e a Unidade Coronariana (UCO), uma das 3 unidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na UTI, ficam os doentes mais graves, que requerem mais cuidados que na Semi-Intensiva. Já para a UCO, são mandados aqueles doentes que apresentam algum problema cardíaco.