Prevenção e cuidados
Atenção
Coronavirus (covid-19) é sério. É preciso nos preparar já!
Siga as recomendações:
Fique em casa:
O vírus é altamente contagioso, somente o isolamento social pode reduzir sua velocidade. Esta é a principal medida. Cancele eventos, aulas, reuniões, academia, evite transporte público e qualquer aglomeração, nada de restaurante ou festa, trabalhe em casa se puder. Fique em casa.
Higiene:
Lave as mãos com sabonete muitas vezes ao dia, por pelo menos 20 segundos. Evite tocar o rosto, olhos, nariz e boca. Evite tocar corrimões quando sair. Use álcool gel quando não puder lavar as mãos. Use álcool comum para limpar superfícies. Ao tossir, cubra com o braço e não com as mãos. Não cumprimente as pessoas com aperto de mão ou beijo, mantenha distância.
Sem pânico:
Tudo isso pode parecer drástico e pode nos deixar ansiosos, especialmente se o vírus não chegou em sua região ainda, mas se tomarmos as providências necessárias, não há porque ter pânico. Sairemos dessa. Cuide tambem de sua saúde mental, use o tempo em casa da melhor forma, medite, faça exercícios e converse com amigos e familiares online.
Sintomas:
Os principais sintomas são tosse seca, febre e fadiga. Mas sem espirros ou coriza. O vírus ataca os pulmões como uma pneumonia e é mais agressivo para quem tem asma, diabetes, ou pessoas acima de 60 anos. Se você está neste grupo de risco ou conhece alguém que esteja, recomenda-se reforçar o isolamento total. No entanto 80% dos casos são leves e duram cerca de 2 semanas, é importante manter o isolamento para não passar para outros, inclusive dentro da própria família. Não vá ao hospital se os sintomas forem leves, fique em casa. Caso haja suspeita de coronavirus use máscara.
Atenção: NÃO usar Ibuprofeno pois pode agravar os sintomas, prefira Paracetamol.
Informe-se:
Muito cuidado para não cair nas mentiras no whatsapp, teorias da conspiração, receitas caseiras milagrosas, ou que minimizem o perigo. Orações não substituem cuidados médicos. Use o número 136 para tirar suas dúvidas. Caso tenha plano de saúde, procure por recomendações diretamente pelo plano.
Solidariedade:
Não é sobre não pegar, é sobre não passar. O seu isolamento é importante para todos. Os tempos são difíceis, é hora de ajudar os vizinhos que estão no grupo de risco fazendo suas compras, hora de dispensar empregados e pagar seus salários, ajudar profissionais liberais e pequenos negócios, dar gorjetas para Uber ou entregadores, não estocar comida desnecessariamente. É hora de pensar nos mais vulneráveis e ajudarmos uns aos outros.
Não espere a situação se agravar ou o governo vir lhe dizer. Quanto antes nós agirmos, menores serão os efeitos desta pandemia. Cuidem-se!