Prevenção e cuidados

🚨🔴⚪ Atenção ⚪🔴🚨
Coronavirus (covid-19) é sério. É preciso nos preparar já!
Siga as recomendações:

🏠➡️ Fique em casa:
O vírus é altamente contagioso, somente o isolamento social pode reduzir sua velocidade. Esta é a principal medida. Cancele eventos, aulas, reuniões, academia, evite transporte público e qualquer aglomeração, nada de restaurante ou festa, trabalhe em casa se puder. Fique em casa.

🛀➡️ Higiene:
Lave as mãos com sabonete muitas vezes ao dia, por pelo menos 20 segundos. Evite tocar o rosto, olhos, nariz e boca. Evite tocar corrimões quando sair. Use álcool gel quando não puder lavar as mãos. Use álcool comum para limpar superfícies. Ao tossir, cubra com o braço e não com as mãos. Não cumprimente as pessoas com aperto de mão ou beijo, mantenha distância.

➡️ Sem pânico:
Tudo isso pode parecer drástico e pode nos deixar ansiosos, especialmente se o vírus não chegou em sua região ainda, mas se tomarmos as providências necessárias, não há porque ter pânico. Sairemos dessa. Cuide tambem de sua saúde mental, use o tempo em casa da melhor forma, medite, faça exercícios e converse com amigos e familiares online.

🤒😷➡️ Sintomas:
Os principais sintomas são tosse seca, febre e fadiga. Mas sem espirros ou coriza. O vírus ataca os pulmões como uma pneumonia e é mais agressivo para quem tem asma, diabetes, ou pessoas acima de 60 anos. Se você está neste grupo de risco ou conhece alguém que esteja, recomenda-se reforçar o isolamento total. No entanto 80% dos casos são leves e duram cerca de 2 semanas, é importante manter o isolamento para não passar para outros, inclusive dentro da própria família. Não vá ao hospital se os sintomas forem leves, fique em casa. Caso haja suspeita de coronavirus use máscara.

🔴Atenção: NÃO usar Ibuprofeno pois pode agravar os sintomas, prefira Paracetamol.

📝➡️ Informe-se:
Muito cuidado para não cair nas mentiras no whatsapp, teorias da conspiração, receitas caseiras milagrosas, ou que minimizem o perigo. Orações não substituem cuidados médicos. Use o número 136 para tirar suas dúvidas. Caso tenha plano de saúde, procure por recomendações diretamente pelo plano.

🌎➡ Solidariedade:
Não é sobre não pegar, é sobre não passar. O seu isolamento é importante para todos. Os tempos são difíceis, é hora de ajudar os vizinhos que estão no grupo de risco fazendo suas compras, hora de dispensar empregados e pagar seus salários, ajudar profissionais liberais e pequenos negócios, dar gorjetas para Uber ou entregadores, não estocar comida desnecessariamente. É hora de pensar nos mais vulneráveis e ajudarmos uns aos outros.

Não espere a situação se agravar ou o governo vir lhe dizer. Quanto antes nós agirmos, menores serão os efeitos desta pandemia. Cuidem-se!